Pandeirosas

O grupo é formado por mulheres vinculadas ao Projeto Pandeirosas, idealizado em 2020 pela artista-educadora Bela Gomes com objetivo de promover trocas, encontros, partilhas musicais entre mulheres diversas. Todas essa trocas acontecem tendo como o foco o estudo e a prática do pandeiro, instrumento percussivo que atravessa muitas manifestações culturais no Brasil e no mundo. Desta forma o projeto promove ações culturais em prol da valorização das tradições afro−ameríndias e empoderamento feminino, acolhendo potencialidades, vulnerabilidades, histórias e pluralidades através do ensino e a prática de pandeiro.

Desde então o coletivo vem produzindo vivências, oficinas, grupos de estudos online e presenciais realizados no estado da Bahia e, desde outubro de 2023, na Casa Pitanga, espaço cultural colaborativo em Ouro Preto. Aqui o projeto agrega 15 mulheres no Grupo de Estudos de Pandeiro Pandeirosas. 

Além disso, o grupo participou da programação do Novembro Negro da Prefeitura, oferecendo a vivência: "Pandeiro e Ancestralidades Musicais", na Casa de Cultura Negra, junto a Olívia Coelho e Joice Wanusa, integrantes da Guarda de Moçambique de Ouro Preto. Promoveu ainda o encontro "No Ritmo do Cuidado", no Parque Natural Municipal das Andorinhas, em que realizou práticas integrativas de cuidado entre as mulheres do Grupo de Estudos e aberto a interessadas. 

Para além da transmissão das técnicas e fórmulas rítmicas, o projeto promove um encontro com a cultura brasileira, contextualizando os ritmos em seus territórios de origem, reconhecendo referências de mestres, mestras, grupos tradicionais que salvaguardam tais manifestações culturais e artistas, principalmente do gênero feminino, que são representativas na história da nossa música. Envolve mulheres em processos de criação artística, troca de saberes e experiências, trabalha a autoestima e escuta interior, revelando a sabedoria e a poética presentes em cada uma, criando uma poderosa sinergia através ato de cantar e tocar coletivamente.

Siga o Projeto Pandeirosas no Instagram: @pandeirosas.arte